sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aeroporto Internacional do Maio SIM



"Tráfego de passageiros internacionais aumentam 25,1%" - este é o título duma notícia que vem hoje no bissemanário "Asemana", dados relativos aos primeiros 3 meses deste ano . Deste crescimento o destaque vai para o Aeroporto Internacional Aristides Pereira, na Boa Vista, com um aumento superior a 60%. Os dados mostram ainda que o tráfego internacional aumentou nos aeroportos da Boa Vista, do Sal (13,2%) e de São Vicente (182%), enquanto que no aeroporto da Praia houve um decréscimo (-3,5%). Olhando para os números vemos que Boa Vista ultrapassou mesmo Praia em número de passageiros internacionais. Boa Vista recebeu 96.559 passageiros internacionais neste periodo, Praia 48.833, Sal 117.199 enquanto que São Vicente rcebeu apenas 3.586.
Este números demonstram por um lado que os destinos turísticos, por excelência, justificam a aposta em aeroportos internacionais e por outro lado, que para potenciar um destino turístico que se quer de qualidade é indispensável ter um aeroporto internacional.
Digo isto para (mais uma vez) defender a construção dum aeroporto internacional no Maio. Se queremos ter turismo de massa, turismo de qualidade com grandes hoteis, resorts, receber centenas de turistas diariamente temos que ter um aeroporto internacional. O aeroporto internacional da praia não serve para o tipo de turismo que se está a planear para Djarmai. E a justificação é muito simples: um turista que procura esse tipo de turismo, de alta qualidade, e paga um preço elevado para o ter não está disposto a "sofrer" com voos de escala, transbordos, atrasos, etc. E além do mais, os grandes operadores não arriscam trazer um voo charter, por exemplo, com 150 passageiros via Praia para depois levarem estes turistas para Maio em 3 voltas (ou de barco). Como disse Gualberto de Rosório: "Ninguém paga para sofrer". Aliás, a SDTIBM e a própria Câmara do Turismo defendem esta posição.
A experiencia com Boa Vista demonstra que o destino em si viabiliza um aeroporto internacional. Segundo presidente da Câmara do Turismo, Gualberto de Rosário o aeroporto da Boa Vista é o mais rentável do país neste momento.
Aliás Gualberto vai mais longe ainda afirmando que, na sua opinião Maio tem mais potencialidades do que Boa Vista.
Posto isto volto a afirmar, é indispensável um aeroporto internacional para o turismo que se está a planear na ilha do Maio. E, não podemos levar uma eternidade a pensar e a discutir esta questão porque os operadores só vão começar a investir no Maio quando tiverem a garantir de que serão criadas condições para viabilizar os seus investimentos, nomeadamente um aeroporto internacional. Foi o que aconteceu na Boa Vista. Na Boa Vista houve até hotéis que fecharam, despedindo dezenas de trabalhadores para pressionarem a construção do aeroporto internacional.
 
Maiensemente.

1 comentários:

hawaii disse...

Without an international airpot the development of the tourist, will be only 1% of it's potential. Only may be 1 hotel, and people coming for a weekend with the boat from Praia, without european tourist. No hotel will be build without an airport, no apartments,no construction, no shops, no employement for waiters,cleaning women, dependets, nothing. Only 1% of what it could be. Build the airport and all the rest will come alone. It is not necesary a big airport. Just and airport with a runway where can land boing 747 and airbus for flights of Britain,Germany,Switzeland,France,Italy,...
Look at Sal, it was the only touristic developed because the beaches and the airport. Later Boavista, they builded an airport and is getting developed touristicaly, and only when in maio they build a runway for Boing and Airbus, will be developed.. It is 100 times better to build an airport than a port.

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