quinta-feira, 7 de março de 2013

Os números da vergonha do Turismo na ilha do Maio

O Instituto Nacional de Estatística, INE, publicou hoje mais dados estatísticos do turismo do ano 2012, desta vez relativos aos estabelecimentos hoteleiros. Olhando para os dados relativos á ilha do Maio (ilha turística), confesso que me sinto envergonhado, e os governantes nacionais e locais deveria sentir o mesmo.
Maio (ilha turística, volto a frisar) é a ilha de Cabo Verde com menor número de estabelecimentos de alojamento turísticos, 7, e é, juntamente com S. Nicolau, as únicas ilhas onde não existe NENHUM HOTEL a funcionar!

Maio é a ilha com menor número de pessoal ao serviço dos estabelecimentos de alojamento turísticos, 23!

O números são claros e mostram claramente que a ilha do Maio - 'ilha de vocação turística', que tem no turismo a sua principal alavanca para o desenvolvimento, ilha que até tem uma sociedade (SDTIBM) que foi criada há quase 8 anos para impulsionar o desenvolvimento turístico (juntamente com Boa Vista) - é a ilha onde houve menos aposta no desenvolvimento do turismo nos últimos anos.
Aliás, se olharmos para trás vemos que as coisas só têm piorado. Em 2010 estávamos á frente de S. Nicolau e Brava, em 2011 fomos ultrapassados por S. Nicolau e em 2012 consumamos a descida ao "rab tek".
É caso para dizer dizer que somos uma ilha turística sem hotéis e, consequentemente, SEM TURISTAS.

P.S.: É, no mínimo, muito estranho que o Sr. Presidente da Câmara Municipal, os deputados municipais e os deputados nacionais, eleitos para trabalharem em prol do desenvolvimento da ilha e para defenderem os interesses da ilha, não se prenunciem uma única palavra sobre esta situação. A vergonha que sinto não é somente destes números mas também de todos vocês enquanto governantes e representantes da ilha do Maio.

0 comentários:

Enviar um comentário

Powered by Samir Silva. Com tecnologia do Blogger.