segunda-feira, 4 de março de 2013

Turismo?! Para Quando?


O tema destaque desta semana no nosso blogue  é o Turismo. Já lá vão mais de duas décadas que venho ouvindo sempre o mesmo discurso: 'Maio é uma ilha turística', 'Vamos apostar no turismo como o motor de desenvolvimento da ilha do Maio',etc, etc.
No entanto, olhando para o números (as estatísticas do turismo referentes ao ano 2012 foram publicadas recentemente) a ilha do Maio continua a contar 'zero' para o turismo ao nível nacional.
Mais importante ainda: Olhando para a realidade da ilha constatamos que o turismo, mais de 20 anos depois, continua a ter um impacto 'zero' na melhoria das condições de vida dos maienses e um contributo 'zero' para a economia local e nacional. 
Ao longo de todos estes anos o turismo não criou emprego, não criou riqueza, não dinamizou a economia local. Maio não tem neste momento um único hotel a funcionar, Maio é a ilha de Cabo Verde com menos unidades hoteleiras, com menor número de camas, Maio é das ilhas onde o turismo emprega, directa e indirectamente, menos pessoas... e, nem era preciso dizer, Maio das ilhas que recebe menos turistas ao nível nacional.
Maio tem sido, ao longo de todos estes anos, refém deste discurso á volta do turismo, que tem desviado a atenção dos governantes e da população de outras áreas e outros sectores que podem, na minha opinião, dar muito á ilha: Agricultura, Pesca, Pecuária, Pequenas indústrias transformadores, serviços,etc.
O pior é que o turismo tem servido até como desculpa para desviar outras actividades para outros sítios (lembrem-se da cimenteira?!).
Perante este cenário penso que vale a pena reflectirmos todos sobre esta questão.
O grande entrave ao arranque do desenvolvimento turístico na ilha do Maio é, sem dúvidas nenhuma  FALTA DE VONTADE POLÍTICA.
 O Sr. Primeiro Ministro Dr. José Maria Neves anunciou não vai se recandidatar em 2016, e penso que ele tem menos de 3 anos para impedir o fracasso total da sua governação em relação á ilha do Maio. Pois, 3 mandatos e 15 anos de governação sem nem sequer conseguir criar as condições para o arranque do turismo na ilha do Maio é inaceitável.
Por outro lado, o próprio Presidente da CMM, Eng. Manuel Ribeiro, 5 mandatos depois e 20 anos á frente da Câmara Municipal do Maio, sem conseguir nenhum resultado prático no sector do turismo é inqualificável.
Penso que é chegado a hora dos maienses reflectirem seriamente sobre esta questão e AGIR, sob pena de, daqui a 20 anos o meu filho reproduzir o mesmo texto que agora redijo.
Vamos ao longo desta semana refletir um pouco sobre esta que e contamos com a tua participação!

0 comentários:

Enviar um comentário

Powered by Samir Silva. Com tecnologia do Blogger.