quinta-feira, 15 de março de 2012

Facebokas: Da Cimenteira á Falta de Ligação Marítima

Desde o inicio desta semana o debate no facebook que mais me despertou atenção foi uma discussão no grupo "Voz di Djarmai" que começou com a publicação do link de uma noticia entitulada "ILHA DO MAIO: maienses interiorizam que cimenteira “poderá ser prejudicial” à ilha - PAICV" e continuou com um outro post sobre o porto da ilha do Maio, ambos publicados por Betú.
Ora, como já mandei muitas "bokas" no FB, vou aqui só fazer uma pequena abordagem sobre os dois temas em debate: Cimenteira e Situação da ligação marítima Praia/Maio/Praia.

1) Em relação á cimenteira, já escrevi muito sobre esta matéria e penso que a minha posição e os meus argumentos estão mais do que claros. Mas, atendendo ao facto de muitos ainda quererem atirar areia para os olhos da opinião pública, sinto a necessidade de desenhar mais algumas letras sobre a matéria.
Desta feita foi o Sr. deputado José Manuel Andrade, líder parlamentar do PAICV, que veio insinuar sobre a incompatibilidade entre a indústria cimenteira e a industria turística na ilha do Maio, para assim justificar a instalação da fábrica em Santa Cruz em detrimento de Djarmai. Sobre esta matéria só vou dizer, mais uma vez, uma coisa: Façam um ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL PARA A CIMENTEIRA NA ILHA DO MAIO e um ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICO-FINANCEIRA, COMPARANDO AS DUAS LOCALIZAÇÕES. Enquanto não apresentarem estes estudos os maienses continuarão na luta. E porque não fazem os estudos? Porque têm medo dos resultados? Por agora estamos conversados, e, quando tiverem os resultados dos estudos conversamos.

2) A ilha do Maio, apesar de estar a escassos 25 Kms da cidade capital do país é, devido á falta de acessibilidade, a que está mais distante do Praia e do país. Este problema já foi debatido vezes sem conta, inclusive já se conhecem as medidas que devem ser tomadas, mas falta acção. Poderia estar aqui a apontar as causas e a(s) solução(s), mas não o vou fazer porque todos, inclusive o Governo já tem esta questão bem equacionada e até já as divulgou publicamente. A minha pergunta é: Do quê que estão á espera para agir? A solução, segundo o próprio Governo, passa, a curto prazo, pela construção de uma adaptação para receber Catamarans e a médio-longo prazo pela construção de novo porto para a ilha. O que não se percebe é a falta de acção do Governo, deixando a ilha do Maio e os maienses sem ligação marítima durante longos períodos.
Nota final para a discussão á volta do actual porto: O actual porto, obra construída na década de 90 foi claramente dinheiro mal investido. O porto não tem condições para receber a grande maioria das embarcações que operam em Cabo Verde, devido, segundo alguns responsáveis das agências de navegação, ás condições do mar local onde foi construído e, principalmente, devido á sua estrutura. Além do mais, o porto divide praticamente ao meio uma extensa praia  de vários quilómetros. Só não vê que não quer.

1 comentários:

Unknown disse...

Meio a sério: Há dois estudos... Com a falta de transporte marítimo há um impacto ambiental: menos saída de matérias-primas para poluir Santa Cruz e despoluir Maio.
Segundo: viabilidade económica zero (0)sem saída de produtos não há compra nem vendas de matérias.
Pensando no nosso amado cais: quem fez nunca pensou no desenvolvimento do Maio, pensou sim nos votos. Quem não fez assobia para o lado como que não é nada com ele. E os maienses? nem vivo nem achados...

Enviar um comentário

Powered by Samir Silva. Com tecnologia do Blogger.